Delegacia da Pessoa com Deficiência inaugura nova sede

Desde que foi criada, em junho passado, a unidade especializada já atendeu diretamente 412 casos – foram lavrados 90 boletins de ocorrência e instaurados 34 inquéritos –, além de acompanhar as denúncias que chegam pelo serviço Disque 100 e pelos boletins de ocorrência de todo o Estado de São Paulo.

Também a partir de junho, os B.O. registrados pela polícia paulista passaram a detectar se a vítima tem algum tipo de deficiência. Responsável por apurar essas estatísticas, a delegacia especializada contabilizou8.607 registros no estado, entre os meses de maio  e outubro.

A Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência opera com modelo diferenciado e conta com um Centro de Apoio integrado por assistentes sociais, psicólogos, intérpretes de Libras (para atender aos surdos), cientista social e recursos de tecnologia assistiva, que facilitam o acesso a informações para pessoas com deficiência visual.

Dentro desta nova proposta, além do atendimento direto aos casos que chegam pessoalmente à delegacia, os policiais e a equipe multidisciplinar oferecem suporte remoto ou presencial a outros distritos policiais, realizam visitas domiciliares e encaminham as vítimas para serviços de proteção social.

Outra tarefa da equipe é informar os policiais sobre as características da violência contra pessoas com deficiência e capacitá-los para melhor atender as vítimas com este perfil. Mais de 300 alunos da Academia de Polícia (Acadepol) já passaram por esse treinamento.

A delegacia especializada é o resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais da Segurança Pública e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Centro de Apoio é gerido pela Organização Social Casa de Isabel, que há vinte anos atua no enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

Serviço:
Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência – DPPD
Rua Brigadeiro Tobias, 527 – térreo (próximo à estação Luz do metrô – linhas Amarela e Azul)
2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Tel.: (11) 3311.3380 / 3311.3383 / 3311.3381
e-mail: violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br
Skype: apoio_dppd

fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

Compartilhe e siga:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support