Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/maosemmovimento/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
setembro azul | Mãos em Movimento Libras e Educação Especial

Setembro Azul

setembro-azul
Por que Setembro?
O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam nesse mês:
  • Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.
  • Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008).Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.
  • Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
  • Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.
Por que Azul?
A cor Azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. O segundo momento é o atual. O azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.
Por que Fita Azul?
Em 1999, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, aconteceu a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), em lembrança dos surdos que foram vítimas da opressão. Neste evento, o Dr. Paddy Ladd (surdo), usou pela primeira vez a fita de cor azul como símbolo do movimento.
Vamos relembrar algumas das conquistas da Comunidade Surda:
  • Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 – LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.
  • Decreto Nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular, a formação do professor e instrutor de LIBRAS, o uso da LIBRAS para o acesso a educação, a formação do Tradutor Intérprete de LIBRAS, direito à educação e saúde as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
  • Lei N° 12.319 de 1º de setembro de 2010 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Compartilhe e siga:

9 respostas para “Setembro Azul”

  1. A Igreja Evangélica Cristo Vive – Missão Apostólica da Graça de Deus, à Rua Maricá, 320 Praça Seca, Campinho – Jacarepaguá/Rj – Brasil, através de seu Ministério, ou seja, do Ministério dos Surdos a (Comunidade Surda Cristo Vive), tem a honra de parabenizar toda a Comunidade Surda Brasileira, em razão de mais um aniversário. Porque, o dia 26/09 é Comemorado o DIA NACIONAL DO SURDO (Setembro Azul) e no Dia 30/09 é Dia Internacional do Surdo.

  2. Boa tarde Roseli tudo bem?

    Gostaria de saber você pode me ajudar ” Setembro Azul, porque do mês de setembro “?
    “E Porque da cor azul “?
    Aguarda sua retorno
    Obrigada,
    Maria Yara

    1. Boa tarde Roseli tudo bem?

      Gostaria de saber você pode me ajudar ” Setembro Azul, porque do mês de setembro “?
      “E Porque da cor azul “?
      Aguarda sua retorno
      Obrigada,
      Maria Yara

      1. A Fita AZUL

        A escolha da Fita Azul se deve pelo de no início da Segunda Guerra Mundial, Hitler, e muitos alemães não queriam ser lembrados dos indivíduos incompatíveis com seu conceito de “raça superior”, indivíduos que tinham algum tipo de deficiência física, retardamento ou doença mental eram executados pelo programa que os nazistas chamavam de “T-4” ou “Eutanásia”.

        Os nazistas obrigavam as Pessoas Com Deficiência (PcD) a usarem uma faixa de cor azul fixada no braço, sendo identificados e mortos pelos Nazistas, porque eles acreditam que os as pessoas com deficiência eram incapazes e dentre estes, os surdos eram classificados, não reconheciam o potencial dos Surdos, sendo assim a cor escolhida pela comunidade surda para representação foi a cor Azul Turquesa por ser uma cor “viva” e melhor representar o SER SURDO.

        O programa “T-4” ou “Eutanásia” não poderia ter funcionado sem a cooperação dos médicos alemães, pois eram eles que analisavam os arquivos médicos dos pacientes nas instituições em que trabalhavam, para determinar quais deficientes deveriam ser mortos e, ainda por cima, supervisionavam as execuções daqueles que deveriam por eles serem cuidados.

        Os pacientes “condenados” eram transferidos para seis instituições na Alemanha e na Áustria, onde eram mortos em câmaras de gás especialmente construídas para aquele fim. Bebês deficientes e crianças pequenas também eram assassinados com injeções de doses letais de drogas, ou por abandonamento, quando morriam de fome ou por falta de cuidados. Os corpos das vítimas eram queimados em grandes fornos chamados de crematórios.

        Nesse período algo em torno de 200.000 deficientes foram assassinados pelos nazistas entre 1940 e 1945. O programa T-4 tornou-se o modelo para o extermínio em massa de judeus, ciganos, testemunhas de Jeová e outras vítimas, nos campos equipados com câmaras de gás criados pelos nazistas em 1941 e 1942.

        A comunidade surda ainda escolheu a cor Azul Turquesa, por ser uma cor “viva” para representa o SER SURDO, por não termos vergonha de sermos surdos, pois nós temos a nossa própria Língua de Sinais que faz parte da Cultura Linguística e também lutamos por sermos respeitados pela Sociedade Brasileira. Passamos por várias lutas e conquistamos muitos de nossos objetivos.

        No mês de setembro temo muitas comemorações relacionadas aos surdos.

  3. Parabéns, conteúdo muito bom! falta só corrigir o ano da Lei N° 12.319 que não é de 2005, mas sim de 2010.

  4. Gostei, interessante e informativo. Me ajudou tirar uma dúvida; me disseram que a cor azul era porque tinham sidos jogados ao mar! Agora já sei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support