HIPERATIVIDADE TDAH ADHD Hyperactivity Deficit de Atenção
Muitas crianças surdas são rotuladas de hiperativas e com Transtorno de Deficit de atenção e hiperatividade. Na maioria das vezes, a hiperatividade é consequencia da falta de comunicação. Essas mesmas crianças quando adquirem a Libras, ficam mais calmas, organizam seus pensamentos e passam a interagir de forma sociável com os demais.
Porém há muitos casos de DDA em crianças, jovens e adultos surdos. Não são dignosticados pela falta de um profissional com conhecimento de Língua de Sinais, para uma avalição confiável. Fica a hipótese da professora e a queixa da mãe da criança e nenhum encaminhamento.
Não sou surda, mas sou DDA. Ironicamente só dei nome a “isso” quando fiz a pós em Psicopedagogia. Foi um alívio. Depois disso li muito a respeito e de certa maneira ajudou-me a aliviar a angustia de anos de desatenção e de auto-critica severa.
O link abaixo apresenta de forma criativa vários aspectos da DDA.
http://www.youtube.com/watch?v=Ztkaw9W-Mxk&feature=youtu.be

Pedagoga com habilitação em Educação de Deficientes da Audio-comunicação. Psicopedagoga e professora de surdos.
Apaixonada por tecnologia assistiva e mídias sociais. Sonhadora, acredita na inclusão, no respeito as diferenças e no direito a igualdade. Viu muita coisa mudar desde que se formou, mas sabe que tem muita coisa a ser feita.
Viajante, mãe da Giulia, chocólatra e adora tomar cafés com ela mesma ou com amigos.
Parabéns pelo trabalho de vocês! Cada um fazendo sua parte fazemos a diferença. Também tenho um blog sobre educação especial/inclusiva e temas da área (deficiências: auditiva, visual, intelectual, física, múltipla, autismo, asperger, s. Down, altas habilidades etc) Há indicações de filmes na área com exibição de trailler, livros digitalizados que você pode ler, links diversos, biblioteca digital, indicações de universidades no Brasil e Exterior, reportagens, notícias, livros e artigos científicos, legislação específica e vídeos do you tu be. Se tiver um tempinho conheça, participe e siga o Blog (www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com). Um grande abraço, Sílvia Ester