Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/maosemmovimento/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Alunos criam pulseira que avisa pais surdos quando bebê chora | Mãos em Movimento Libras e Educação Especial

Alunos criam pulseira que avisa pais surdos quando bebê chora

Pulseira que identifica o choro do bebê

Dispositivo foi idealizado por quatro jovens do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (SP)

fonte: revista crescer

Identificar o choro do filho fora de seu campo de visão é um dos principais desafios na rotina de pais e mães surdos ou que sofrem com perda de audição significativa. Pensando nisso, quatro alunos do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem do Design do Instituto Mauá de Tecnologia criaram o SILENCE, um projeto que alerta pais deficientes auditivos, através de vibrações emitidas por uma pulseira, que o bebê está chorando.

O SILENCE envolve duas pulseiras, uma para a criança e outra para os pais, que se conectam por Bluetooth. Quando a criança chora, a pulseira infantil detecta a frequência através de microfones embutidos e transmite a informação para a pulseira dos pais, que vibra. A vibração é capaz de acordar o adulto, caso esteja dormindo, ou simplesmente avisá-lo, se estiver em um cômodo diferente do bebê.

Os alunos envolvidos no projeto afirmam que não conheciam ninguém na comunidade surda antes de começar a pesquisar sobre o assunto, mas que queriam fazer um produto que tivesse impacto social positivo. “Nossa intenção é que as pulseiras ajudem a fortalecer o vínculo nas famílias que tem pais surdos e também dar mais autonomia para que possam cuidar dos filhos”, conta Artur Guiguer.

A pulseira infantil conta também com um rastreador GPS que transmite a localização do pequeno para um visor presente na pulseira dos pais. “Decidimos incluir o rastreador, porque em uma das palestras que fomos para a comunidade surda, um filho ouvinte de surdos nos contou do dia em que seus pais o perderam no shopping quando era criança. Ele falou sobre a dificuldade que foi para os pais reencontrá-lo porque não encontraram seguranças que falassem libras e não conseguiam pedir ajuda. O GPS poderia ajudar em uma situação como essa”, diz Carlos Peres.

Atualmente, o projeto está em fase de protótipo e precisa de investimentos para que o produto final chegue ao marcado. Com apoio financeiro, os criadores acreditam que o SILENCE poderia estar na prateleira em cerca de dois anos. Ainda não há valor estimado para o produto.

Compartilhe e siga:

2 respostas para “Alunos criam pulseira que avisa pais surdos quando bebê chora”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support