Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/maosemmovimento/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Ensino de Geografia para alunos surdos | Mãos em Movimento Libras e Educação Especial

Ensino de Geografia para alunos surdos

indicado por : Professora Silvia Estrela

materiais e trabalhos voltados ao ensino da disciplina Geografia na educação de surdos.

A primeira dica é do blog Educando Surdos, que traz uma série de imagens que podem ser usadas em cartazes e pôsteres para as aulas. É importante lembrar que o uso de imagens é fundamental na metodologia de qualquer aula para surdos, por isso, procure explorar bastante o uso de mapas, apresentações de power point, vídeos, flash, cartazes e pôsteres para exemplificar o conteúdo a ser trabalhado. Também é importante que os textos trabalhados tragam gráficos, tabelas e figuras relacionadas ao conteúdo dos mesmos (e, claro, que os alunos aprendam a interpretar essas ferramentas).
Outro tópico importante é o conhecimento dos sinais, em LIBRAS, da terminologia da geografia, assim como dos nomes dos principais estados, países, continentes, cidades e outros lugares que serão estudados. José Ednilson Júnior, tradutor- intérprete de Língua de sinais e mestrando em Linguística da UnB mantém um blog sobre o assunto, que vale a pena ser visitado e consultado constantemente, o http://geografiaemlibras.blogspot.com/. O blog conta com uma equipe de colaboradores e visa difundir o léxico especializado das diversas localidades brasileiras, com um sistema de busca por estados bastante inteligente.

Pesquisas na área
Clique nos links abaixo para ter acesso às pesquisas acadêmicas a respeito de Geografia para surdos:

Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos. Claudionir Borges da Silva. PPG em Geografia (UFRGS).

CAMINHANDO NO CHÃO DA CIDADE: A GEOGRAFIA DO SILÊNCIO. Artigo de AUTORES: Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira, Maria Lucilene de Oliveira – Bolsista, Carlos Dias – Colaborador, Marcos Castro de Lima – Colaborador, Hamilton Rodrigues -Colaborador. (UFAM)Ensino de Geografia e Educação Inclusiva: estratégias e concepções* – de Reinaldo de Freitas

O ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ALGUNS ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO – Jonatas Rodrigues dos Santos/ UFGD e Flaviana Gasparotti Nunes/ UFGD

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA AOS SURDOS – Anderson José de França, Rudimar Luís Scaranto Dazzi (UNIVALI)

Compartilhe e siga:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support