Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/maosemmovimento/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
TI cria projeto de qualificação para surdos | Mãos em Movimento Libras e Educação Especial

TI cria projeto de qualificação para surdos

IT Careers – Convergência Digital
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25185&sid=57

As aulas do Programa de Capacitação de Surdos em TI, promovido pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) em parceria com a Derdic/PUC-SP (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), começaram no dia 1º de fevereiro.

A iniciativa, que reúne capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, tem o objetivo de formar profissionais e promover a inserção social de pessoas com deficiência auditiva, além de auxiliar na redução do déficit de profissionais qualificados no setor de TI.

Os alunos foram recrutados e pré-selecionados pela Derdic/PUC-SP, por meio de um processo seletivo que identificou a aptidão e o interesse dos jovens pela área tecnológica. No total, são quatro cursos em TI: Operador de computador, Operador de rede de teleprocessamento, Técnico de apoio ao usuário de informática e Auxiliar de Escritório.

A turma que se inicia em 1º de fevereiro é a de Operador de Computador, cujo conteúdo programático será: fundamentos básicos de informática, noções de computação, metodologia para testes de aplicativos, manutenção de sistemas e aplicativos e outras disciplinas. Os 28 estudantes já foram, inclusive, contratados por quatro companhias apoiadoras do projeto – Atos Origin (10 alunos), Cast (5 alunos), Politec (2 alunos) e Resource (11 alunos).

Conforme determina o programa, os aprendizes receberão a remuneração de R$ 650,00, aprovada pelo SindPD (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

“Ao todo, serão 24 meses de treinamento e qualificação, mas desde o início os estudantes serão contratados pelas empresas, tendo direito ao salário”, afirma Sergio Sgobbi, diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom e responsável pelo projeto.

Além de suprir a demanda de profissionais de TI e incentivar a inclusão digital de jovens com deficiência, o projeto ajuda as empresas no cumprimento do que determina a Lei 8.213/91 (Lei de Cotas), que exige que a composição do quadro de funcionários inclua de 2% a 5% de funcionários com necessidades especiais. “Os jovens contratados como aprendizes preenchem também a cota de estagiários que as empresas devem cumprir”, explica Sgobbi.

O programa já possui uma segunda turma prevista, que terá início em 1º de março e será formada por 25 alunos. Inicialmente, apenas as associadas da Brasscom são contempladas pela iniciativa, mas a instituição pretende estendê-la a todas as companhias do setor.

“A demanda de TI é crescente e este programa será um marco para a inclusão de pessoas com deficiência no Brasil; esperamos poder ampliá-lo, de modo que também sirva de exemplo para outros segmentos da indústria”, diz o diretor.

Compartilhe e siga:

2 respostas para “TI cria projeto de qualificação para surdos”

    1. Olá Eduardo.
      De onde você é?
      A DERDIC promove cursos profissionalizantes, inclusive de TI. O Centro Profissionalizante Rio Branco também oferece vários cursos para surdos. Entre no site deles e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support