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O que toda criança surda gostaria que você soubesse! | Mãos em Movimento Libras e Educação Especial

O que toda criança surda gostaria que você soubesse!

O que toda criança surda gostaria que você soubesse!

1- O mais importante e antes de tudo, eu sou uma criança.

Nunca se esqueça que antes de qualquer coisa eu sou uma criança!
Tenho necessidades, vontades e manhas como qualquer criança da minha idade.
A minha surdez não me define como pessoa… Assim como você eu também tenho minhas características… A surdez é uma delas! Você é somente gordo, magro, alto, baixo, míope?
Pois é…Eu também sou mais que isso e ainda sou criança. Definir-me somente por uma característica, acaba-se correndo o risco de manter expectativas que serão pequenas para mim.
Eu sou capaz como qualquer outra criança.
2. Não sou mudo, eu tenho voz.
Esqueça de uma vez por todas esse mito e essa forma errada de pensar que todo surdo é mudo.
Surdo-mudo? Nãooooooo!
Surdo pode falar sim. A surdez não acarreta nenhuma perca no aparelho fonador, se o surdo não fala é porque não ouve e não porque suas cordas vocais foram comprometidas devido à surdez. A fala pode ser desenvolvida com acompanhamento fonoaudiológico.
3. Não sou nervoso(a), preciso de comunicação!
Mais um mito que carrego junto com a minha surdez!
Não sou nervoso(a), mas posso ficar sim quando não sou compreendido(a) e quando não consigo ser compreendido.
Preciso de comunicação! Preciso entender e ser compreendido! A Comunicação é fundamental para o desenvolvimento infantil e é através dela que nos expressamos, emocionamos, transmitimos e recebemos informações.
4. Por favor, eu sou apenas surdo(a)! Não me trate como um bobo.
Os surdos possuem as mesmas potencialidades de desenvolvimento que as pessoas ouvintes, é uma bobagem acreditar que a criança surda é incapaz ou menos capaz de algo. O que ela precisa é de estímulos e acesso a um ambiente lingüístico apropriado.
5. Os Surdos não são todos iguais e não possuem as mesmas necessidades.
Não sou igual ao meu amigo(a) surdo ou ao um vizinho que você tinha tempos atrás.
Existem vários graus de surdez, caminhos e tecnologias diferentes para reabilitação auditiva.
O que serve para um, provavelmente não serve para outro.
Tem surdos que são oralizados e usam somente o português como língua e também existem surdos que usam a Libras (Língua brasileira de sinais) para se comunicar.
Não existe o certo ou o errado e sim escolhas e caminhos diferentes de acordo com cada necessidade ou vontade.
Respeite-as!

6. Não precisa gritar e gesticular exageradamente quando for falar comigo.
Falar mais alto do que o normal ou gesticular exageradamente só atrapalha meu entendimento.
Não esqueça que sou uma criança e ainda não tenho o domínio da língua portuguesa Ou pode ser que minha língua seja a Libras e não tenho maturidade e idade para ler lábios.
A melhor saída é perguntar com carinho para um responsável (mãe, pai ou acompanhante) como me comunico.

7- Se você me ver mexendo as mãos não estranhe ou olhe torto.
Não é mímica, gestos soltos ou significa que tenho algum problema.
Minhas mãos é a minha voz e é assim que me comunico.
LIBRAS significa Língua Brasileira de Sinais. É a segunda língua oficial do nosso país como dispõe no decreto nº.5626/05, que regulamenta a Lei nº. 10.436. Possui estrutura gramatical própria que não está vinculada a língua oral, no nosso caso a língua portuguesa. Na composição da LIBRAS um fator importante é expressão corporal e facial.
Espero que daqui pra frente quando encontrar uma criança surda você não esqueça que ela(e) não é nenhum bicho de sete cabeças e sim só uma criança!
Um beijo e até a próxima semana

Sabine Schaade
Contato: sabine.schaade@bol.com.br
https://www.facebook.com/sabineschaadeblog
www.facebook.com/FilhosEspeciaisPaisAbencoados

Fonte: Filhos Especiais Pais Abencoados
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