Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/maosemmovimento/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Orientação e Mobilidade – caminhar sem ver | Mãos em Movimento Libras e Educação Especial

Orientação e Mobilidade – caminhar sem ver

Quem nunca ficou agoniado ao ver uma pessoa cega, com bengala caminhando sozinha na rua? E quando ela para em uma esquina para atravessar a rua? Dá aquela vontade de ir correndo e pegar no braço  e sair puxando.

Não. As coisas não são bem assim. Nenhum cego ou deficiente visual sai para as ruas sem antes passar por um longo período de treinamento. Pessoas muito bem capacitadas auxiliam na formação de pessoas com deficiência visual, baixa visual ou cegueira. O trabalho é longo e muito estruturado.

Tive o prazer de fazer um  rápido treinamento na Fundação Dorina Nowill. Em duplas, um com olhos vendados e o outro conduzindo-me, saíamos de uma sala e nos dirigíamos até a rua. Muito medo, tensão no corpo, passos lentos e pequenos tropeços. A pessoa que me conduzia tinha que me orientar e antecipar. Eu, como uma pessoa com memória visual, conseguia imaginar e criar o que ela relatava. Tive que confiar e por alguns minutos fiquei totalmente dependente. Mas pensei, e se fosse só eu e a bengala????

A orientação e mobilidade dá independência e autonomia ao deficiente visual. A condição de ir e vir, sair, passear, trabalhar, namorar, viver. Claro que a falta de acessibilidade e sinalizações adequadas provocam trombadas, batidas de cabeça e hematomas. Algumas sinalizações são possíveis e indispensáveis, pois dão autonomia e segurança aos deficientes visuais e pessoas com baixa visão:

Piso Tátil é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

O piso tátil de alerta ou “piso de bolinha” é instalado em início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala. A cor contrastante serve para auxiliar a pessoa que tem baixa visão.

piso tatil1

O piso tátil direcional é colocado em locais amplos onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala e serve como guia direcional.
piso tatil 2

A Fundação Dorina oferece, gratuitamente, aulas de orientação e mobilidade para que pessoas com deficiência visual aprendam a se locomover sozinhas nas ruas e no transporte público. E este é um imenso passo em busca da independência!     13939312_1146720122051262_4085838910320895874_n(1) #imagemdescrita Foto mostrando as pernas de 2 pessoas, um homem com calça cinza e uma bengala branca e uma mulher com vestido longo amarelo, acompanhando-o.

Sugestão de Material de apoio: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf

Sugestão de post: http://www.bengalalegal.com/orienta

Compartilhe e siga:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support