Este vídeo mostra algumas atividades de leitura e escrita com crianças de 4 e 5 anos, em uma escola para surdos na Califórnia – USA, The California School for the Deaf.
O que podemos observar nesse vídeo?
- apesar da pouca idade, as crianças usam língua de sinais com fluência
- utilizam o alfabeto daticlológico
- as professoras também são fluentes em língua de sinais
- a escrita e a leitura são apresentadas desde 4 anos de idade.
Esses 4 itens podem gerar muitas discussões e comentários, afinal não é uma realidade muito comum na educação de surdos brasileira. Sabe-se que para o aluno surdo aprimorar-se da escrita precisa ter a língua de sinais bem internalizada. E quanto mais precoce ele adquirir a língua de sinais, ele desenvolverá a linguagem, a comunicação e consequentemente estará preparado para a alfabetização.
O vídeo é um exemplo de bilinguismo que eu gostaria de compartilhar com vocês.
Pedagoga com habilitação em Educação de Deficientes da Audio-comunicação. Psicopedagoga e professora de surdos.
Apaixonada por tecnologia assistiva e mídias sociais. Sonhadora, acredita na inclusão, no respeito as diferenças e no direito a igualdade. Viu muita coisa mudar desde que se formou, mas sabe que tem muita coisa a ser feita.
Viajante, mãe da Giulia, chocólatra e adora tomar cafés com ela mesma ou com amigos.